Primeiro Inquérito
de Intenção de Voto

Entre os dias 4 e 8 de Fevereiro, levámos a cabo o primeiro inquérito de intenção de voto para as eleiões gerais de 2022.

O inquérito, realizado em 102 municípios, por mais de uma centena de inquiridores, foi feito com recurso a um aplicativo que emula um boletim de voto, contendo os candidatos que já se prevê que irão concorrer, uma opção "outro", para candidatos da última da hora e as opções "Voto Branco/Nulo" e "Abstenção".

O aplicativo não é aberto pelo que apenas os inquiridores têm acesso a ele.
A amostragem é do tipo probabilístico estratificado e, para além da distribuição urbano/rural (refletida nos municípios inquiridos), existe também o critério género e faixa etária que foram tidos em conta de maneira proporcional.

O exercício pretende ser mensal e o resultado geral do primeiro inquérito é como se vê no gráfico.

Para quem queira inteirar-se acerca da metodologia e procedimento da nossa colheita de dados, segue abaixo um documento detalhado.

metodologia

Inquérito Eleitoral #2
(Março)

Os resultados do segundo inquérito, realizado entre os dias 11 e 15 de Março em 97 municípios de 17 províncias do país.


Inquérito Eleitoral #3
(Abril)

Os resultados do terceiro inquérito, realizado entre os dias 8 e 12 de Abril em 103 municípios das 18 províncias do país.

Inquérito Eleitoral #4
(Maio)

Sondagem realizada no mês de Maio em 88 municípios de 17 províncias, tendo sido validados 726 resultados. A amostragem é do tipo probabilística estratificada, a margem de erro é de 3,7% e o grau de confiança de 95%

Pretendemos realizar com regularidade inquéritos sobre tendência de voto, com o intuito de perceber como evoluem essas tendências ao longo dos meses que nos conduzirão até às eleições, tornando, deste modo, mais melindrosa a tarefa de cozinhar resultados que não reflitam as tendências.

Inquéritos Eleitorais

Inquéritos Eleitorais

Inquiridores
X